Desvendando os Testes de Triagem Neonatal: O Que É e Para Que Serve

Hoje, vamos explorar um assunto crucial para garantir a saúde dos recém-nascidos: os testes de triagem neonatal, sendo o mais conhecido o "Teste do Pezinho".

Além deste, no Brasil, é obrigatória a realização do teste da orelhinha, do coraçãozinho e do olhinho. Esses testes desempenham um papel fundamental na identificação de condições que, se não tratadas, podem impactar o desenvolvimento saudável do bebê.

Ao detectar precocemente condições potencialmente graves, esses exames permitem que intervenções médicas sejam iniciadas antes mesmo de surgirem sintomas, aumentando significativamente as chances de um desenvolvimento saudável.

O Que é o Teste do Pezinho?

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial realizado idealmente entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, a partir da coleta de algumas gotas de sangue.

Seu objetivo é identificar precocemente doenças genéticas, metabólicas e infecciosas que podem não apresentar sintomas imediatos, mas que podem causar danos se não forem tratadas oportunamente.

Atualmente, as avaliações que fazem parte da triagem, garantida pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), incluem Fenilcetonúria (PKU), Hipotireoidismo Congênito, Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

Na cidade de São Paulo, desde 2020, o teste foi ampliado para investigação de Deficiência de G6PD, Galactosemia, Toxoplasmose congênita e Leucinose.

Conforme critério médico, ainda é possível ampliar a investigação com testes disponibilizados por laboratórios particulares para imunodeficiências e outras alterações genéticas raras.

O que é o Teste do Coraçãozinho?

É a medida da saturação de oxigênio do recém-nascido em dois locais, realizado nas primeiras 24 a 48 horas de vida. Se o resultado desse exame for alterado, é indicado prosseguir a investigação com a realização de um ecocardiograma.

Teste do Olhinho?

Através da avaliação do reflexo ocular, é possível identificar alterações sugestivas de doenças oculares congênitas, como catarata e retinoblastoma. Essas alterações podem comprometer a visão do bebê, e a avaliação deve ser repetida durante as consultas de rotina com o pediatra.

Teste da Orelhinha?

É um teste rápido e indolor realizado na maternidade, conhecido pela sigla BERA. Este exame avalia a presença de alterações auditivas. Quando alterado, a criança deve ser encaminhada para avaliação com um fonoaudiólogo para complementar a investigação.

Conclusão

Lembre-se sempre de consultar o pediatra para obter informações mais detalhadas e personalizadas sobre os testes de triagem neonatal e o cuidado ideal para o seu bebê.

AGENDAMENTO

Atendimento particular exclusivo, com médica pediatra
Agendar Consulta
Acompanhar e promover o crescimento e desenvolvimento da criança desde os primeiros dias de vida.
Ana Marcela Angeli - Doctoralia.com.br
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram